domingo, 2 de maio de 2010

Mude você mesmo!

Às vezes me pergunto: por que sofremos com coisas que não são para a gente sofrer, mas que, no entanto, nos sentimos sofridos por isso? Será que dá pra entender?

Muitas vezes a gente implica, a gente insisti em achar que nem tudo está tão perfeito como imaginávamos, como esperávamos, como sonhávamos. O pior é que toda essa 'frustração' acontece porque geralmente depositamos a nossa expectativa em cima de atitudes de outras pessoas nas quais não podemos exigir, não podemos mudar.

Cada um de nós deve dar o seu máximo naquilo que está ao alcance das suas próprias mãos, das suas próprias atitudes. Nada além disso. Claro que de certa forma isso nos angustia, mas é só isso que pode ser feito. A mudança do próximo deve partir dele mesmo e não de outro alguém.

O que devemos fazer é simplesmente focar essa mudança em si mesmo e, por ventura (se muito necessário), aconselhar o outro a exergar certas coisas de outra forma - ou pelo menos da forma mais adequada. Nada de querer fazer pelo outro, de querer mudá-lo, de querer 'reeducá-lo'. Isso infelizmente não existe, não acontece.

As pessoas mudam sim, acredite nisso! Mas quando elas realmente querem, quando valer à pena pra elas, quando lhes convierem.

Então, lembre-se: uma pessoa só vai mudar se essa atitude partir dela mesma. Não perca tempo tentanto mudar outra pessoa. É simples: ou você aceita, ou você desiste. Pense bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário